Joca Automóveis por Messenger

Notícias


Image01

França anuncia fim dos carros a gasolina e gasóleo até 2040

O ministro francês responsável pela pasta da Transição Ecológica (equivalente a ministro do Ambiente em Portugal), Nicolas Hulot, anunciou nesta quinta-feira um plano climático que começará a ser aplicado nos próximos cinco anos. A medida mais emblemática neste plano é o fim da venda de carros a gasolina e a gasóleo até 2040, noticia o jornal francês Le Monde, objectivo este que está definido para 2030 na Índia. “Para mim é uma verdadeira revolução”, afirmou o ministro, que reconheceu que esta decisão é "complexa" e que terá impacto no sector automóvel, uma das bandeiras da indústria francesa.

Além desta medida — que visa cumprir as metas estabelecidas pelo Acordo de Paris —, o conhecido activista ambiental Nicolas Hulot anunciou ainda o fim da produção de electricidade a partir do carvão. A eficiência energética é, precisamente, outra das apostas do ministro francês: “a eficiência energética é um assunto em que todos ganham”, afirmou, considerando prioritário o combate, durante os próximos dez anos, a edifícios mal isolados e que consumam muita energia.

Para combater a “precariedade energética”, Hulot revelou que iriam ser aplicados quatro mil milhões de euros, argumentando tratar-se “não de despesa mas de investimento”. O ministro deixou ainda claro que estas restrições ambientais (foram apresentadas 23 medidas divididas por seis temáticas principais) têm como objectivo melhorar o quotidiano dos franceses.

 

Fonte: Público

06-07-2017